sábado, 4 de Maio de 2024  21:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sapateira Recheada II

Sapateira Recheada II

Verta o vinagre em fio, na boca da sapateira e coza-a em água temperada com sal, a cebola e o louro por 15 a 20 ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-05-2006

Um prémio com menos montanha


Ciclismo - 28.º Grande Prémio Abimota

Dezasseis equipas, constituindo um pelotão de quase uma centena e meia de ciclistas de Elite e Esperanças, 570 quilómetros, repartidos por quatro etapas, que atravessam 28 municípios da região Centro do país, oito camisolas em disputa - eis o grosso da coluna do 28.º Grande Prémio Abimota, que vai para a estrada entre os dias 1 e 4 de Junho.

Estrutura diferente

Na apresentação do Abimota, que decorreu nas Caves S. Domingos, Angelino Ferreira, coordenador geral da prova, deu a conhecer as novidades para a edição deste ano, começando por salientar a diferença de relevo relativamente à estrutura, que em vez das tradicionais cinco etapas, o GP Abimota conta com quatro, com menos montanha, com as chegadas mais plenas, mas que em nada tiram brilho à segunda prova mais antiga do calendário velocipédico português, só ultrapassada pela Volta a Portugal.

Da região Norte, o GP Abimota passou para o Centro do país, e Angelino Ferreira não deixou da nova aposta da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho; da aposta na qualidade da sua congénere de Coimbra; da partida de uma etapa em Sangalhos, com passagem por várias localidades bairradinas, e por último Águeda, cuja entrada será (lado nascente) diferente das últimas edições.

Augusto Neves, presidente da Assembleia-Geral da Associação de Ciclismo de Aveiro, não se esqueceu de mencionar o nome de Júlio Dinis Saraiva, que com a sua experiência, consegue fazer as coisas de olhos fechados.

Por seu turno, Delmino Pereira, em representação da Federação Portuguesa de Ciclismo, considerou que esta prova “só demonstra a força do ciclismo nesta região”, tendo ainda louvado o esforço da equipa organizativa que, em ano de crise, conseguiu erguer mais um Grande Prémio.

Luís Providência, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, testemunhou à vasta plateia que é uma honra para a Câmara de Coimbra e cidade a chegada e partida do GP Abimota em duas etapas, como sublinhou que esta colaboração é para durar e que a cidade de Coimbra está aberta a outras provas.

Por sua vez, Gil Nadais, presidente da Câmara Municipal de Águeda, começou por dizer que “pela experiência dos anos anteriores, só falta aguardar pela prova para reconhecer a sua qualidade”.

O autarca frisou ainda a importância deste GP Abimota nas localidades por onde passa, incluindo Águeda, onde toda uma região estará em festa: “É importante falar dela pela positiva e afirmá-la no contexto nacional”.

Fechou a série de discursos Abílio Cardoso. O presidente da Abimota reconheceu que “os tempos actuais são difíceis e a indústria das duas rodas não escapa às dificuldades, mas através da nossa capacidade, conseguimos mobilizar meios e patrocínios que nos permitem levar o evento por diante”.

Etapas

O GP Abimota arranca em Torres Novas, às 13 horas do dia 1 de Junho, com chegada a Montemor-o-Velho, pelas 17 horas, percorrendo os ciclistas 161 quilómetros.

No dia 2, sexta-feira, a ligação Montemor-o-Velho - Coimbra terá 142,6 quilómetros, com partida às 11 e chegada às 14.30 horas.

No sábado, dia 3, corre-se a terceira etapa, entre Coimbra e Anadia (126 km), com início às 11 e chegada, à Avenida das Laranjeiras, por volta das 14 horas.

A quarta e última etapa terá a ligação entre Sangalhos e Águeda (141 km), com partida às 13.30 e chegada à Avenida Eugénio Ribeiro, por volta das 16.51 horas.

Os concelhos de Cantanhede, Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro e Vagos têm o GP Abimota ao pé da porta.

Manuel Zappa

Equipas

As dez equipas profissionais (Elite) do ciclismo português participam na prova deste ano, que se juntam às seis do escalão de Esperanças, num total de dezasseis equipas.

Na categoria de Elite as equipas são as seguintes: Carvalhelhos/Boavista, Barbot/Halcon, Duja/Tavira, Imoholding/Loulé/Jardim Hotel, Madeinox/Bric/Canelas, Paredes Rota dos Móveis/Beira Tâmega, Vitória/ASC/Deborla, Riberalves/Alcobaça, LA/Liberty Seguros/Bombarral e Maia/Milaneza.

Quanto à classe de Esperanças, vão estar presentes as seguintes equipas: Anicolor/Siper/Mortágua, Crédito Agrícola/Pombal, Fonotel/Lourinhanense, Águias/Celta, Santa Maria da Feira/E.Eleclerc/Moreira Congelados e Dulcetêxtil/Trevomar/Fernando Carvalho.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®